sábado, 1 de outubro de 2016

Lana Del Rey| Música para sensações inexplicáveis


Alguns dias são mais cinzas e racionais, neles só queremos a calma e a serenidade. Em outros, tudo que queremos é mergulhar no verde dos olhos de alguém e nos perder na insanidade. Sim, alguns sentimentos entorpecem e nos tiram do chão. São aqueles dias loucos mas necessários, em que tudo que esperamos é acordar dos sonhos e que o mundo não tenha desabado sobre nossas cabeças. Dias acabam, sonhos também, mas sensações são eternas e algumas delas não cabem em palavras. Tem olhares que não podem ser descritos, apenas vistos. Tem loucuras que não dá para falar, a gente só vive.

Reza a lenda que nós, seres humanos, somos seres racionais, mas quem nunca se viu completamente sem chão diante do sorriso de alguém que atire a primeira pedra. Às vezes a gente só precisa de um estímulo extra para viver. Esse estímulo pode ser um abraço, umas palavras, uns sons ou apenas um olhar. A verdade é que chegam certos momentos na vida -e para mim esse momento é 2016- que não podemos nos dar ao luxo de sermos 100% razão. Para sobreviver às nossas dores pode ser necessário recorrer à nossa própria loucura.


Hot summer nights, mid July
When you and I were forever wild
The crazy days, city lights
The way you'd play with me like a child


Músicas parecem ter uma vocação natural para trilha sonora, digo isso porque sabemos muito bem que elas são traduções ritmadas e cifradas de sentimentos - mas elas não são concebidas com a obrigatoriedade de serem soundtrack de vida alheia. Porém, vira e mexe a gente se pega atrelando música a pessoas, frases a sorrisos e ritmos a olhares. Eu, como romântica irremediável (até porque isso não é doença – é no máximo algum hormônio insano ou minha Vênus em Áries), sou dessas bobonas que enxergo pessoas em letras de músicas. Sim, eu vejo sorrisos e lembro de choros quando determinadas músicas tocam. É como dar play em um filme da vida, que primeiro veio como ilusão e depois se repete como sonho.

Em 2013, Lana Del Rey e Rick Nowels escreveram e produziram o single Young and Beautiful para ser parte do soundtrack para o remake de O Grande Gatsby. As dores, a paixão e a tragédia de Daisy e Gatsby nunca poderiam ter sido melhor descritas por uma letra porque, afinal, quem é que ainda nos ama quando tudo que é efêmero passa? Depois que as luzes se apagam, quem fica com você? Essa música é uma daquelas porradas no estômago que fazem a gente pensar em quem vai se importar quando tudo que não for palpável e pagável em nossos corpos, rostos e carteiras se esvair. Resumindo: quando os cabelos brancos chegarem e o vigor não for mais o mesmo, quem você pode dizer, com certeza, que vai ficar ao seu lado?


Will you still love me
When I'm no longer young and beautiful?
Will you still love me
When I got nothing but my aching soul?


O contraponto disso é viver cada minuto como se fosse o último. Isso não tem nada a ver com coisificar pessoas e dar a elas apenas funcionalidades, mas sim se permitir entregar a quem se dispõe a amar quem você de fato é quando as a maquiagem cai e quando seu rosto não é a captura de uma foto de rede social. Se permita amar a você mesma/mesmo. Ame quem você quiser, na hora que você quiser e sem dar satisfações para os fiscais de sentimento alheio. No final do dia, quem tem de lidar com as frustrações ou com as borboletas no estômago é você... só você.

Enfim, não tem como racionalizar. Chamem de desejo, pulsão, tesão, pico hormonal ou paixão, o fato é que quando você sente seu interior aquecer sem aviso prévio e seu coração disritmar sem que você acreditasse que isso fosse possível, apenas deixe acontecer. Não temos tempo nessa vida para castrar e racionalizar nossos sentimentos, simplesmente tem coisas que não dá para ficar cortando barato. Vivam mais, beijem mais e caguem menos regras. Cuidem menos da vida dos outros e façam por onde permitir a felicidade de entrar na sua. Eu desejo a vocês canções que tragam tudo isso à tona. Eu desejo a vocês olhos traduzíveis em canções. Eu desejo a vocês sensações inexplicáveis que façam vocês sentirem felicidade como se fosse um sentimento único em meio a um ano caótico.



0 comentários:

Postar um comentário